Karting Encarnação
Reviver Memórias Antigas
As provas de karting da Encarnação foram originalmente realizadas nas ruas estreitas dos Castelos, na zona alta da Encarnação, em 1997.
No entanto, nos anos seguintes, em 1998 e 1999, as provas foram transferidas para o recinto do mercado. Em 2000, foi organizado um campeonato com 5 provas dentro do mesmo recinto, mas esta iniciativa não foi mais realizada após esse ano.
Após anos de interrupção, as provas de karting só retornaram novamente em 2016, no novo formato do circuito no recinto do mercado da Encarnação.
Circuito Invulgar
TRAÇADO DA PISTA
Percurso
A Prova de Karting da Encarnação disputar-se á na pista do recinto do mercado, com um perímetro de 908 metros e com largura de 7 metros e será obrigatoriamente percorrida, no sentido dos ponteiros do relógio. Os concorrentes deverão observar escrupulosamente a sinalização por bandeiras que lhes forem apresentadas.
Testemunhos
Corri no Karting da encarnação em 1998 e voltei a participar no evento de 2019. Sensações únicas e uma atmosfera incrível. A organização do evento é muito boa e o evento permite um contacto entre publico e pilotos onde não há igual.
Ricardo Carvalho
Em 2019 fiz a corrida na classe de 80cc e nela tirei o 1º lugar, onde não teria sido possível se não tivéssemos uma organização top, condições e apoio. Este ano la estarei com orgulho.
Fabio “Terronteras” Alexandre
Assisti pela primeira vez ao karting da encarnação em 2016. Fiquei tao contagiado pelo ambiente e emoção que comprei naquela semana um para mim. Corri nos dois eventos do Kart em 2017 e venci a classe de 100cc em 2019. É algo inexplicável, o ambiente, a adrenalina, é como voar baixinho. Para mim Encarnação é O EVENTO do karting a nível nacional.
António Alves
Regras Gerais
- Directos 100cc
- Directos 125cc
- Caixa 80cc
- Caixa 125cc com caixa de velocidades
- Bandeira Amarela Agitada: perigo grave, esteja pronto para parar. Proibida a ultrapassagem em qualquer circunstância (mesmo a um piloto que circule muito lentamente).
- Bandeira vermelha: Paragem de corrida. Devem ser seguidas as instruções dos Comissários.
- Bandeira vermelha acompanhada do nº de piloto: O condutor deve dirigir-se imediatamente às boxes, e apresentar-se ao Diretor da Prova, que o poderá autorizar ou não a retomar a prova.
- Bandeira xadrez: Final da corrida ou treino.
- Bandeira Azul: Facilite a ultrapassagem. Não é agitada, e sim postada na pista. O piloto, ao encontrá-la, deve olhar para ambos os lados e identificar os karts mais velozes que se aproximam e estão disputando posição, mantendo o kart na parte mais lenta da pista e dando passagem imediata.
Os concorrentes deverão observar escrupulosamente a sinalização por bandeiras que lhes forem apresentadas e deverão respeitar todas as áreas assinaladas para que o evento corra com fluidez.
- Treinos:
– São compostos por três mangas de dez minutos.
– Duas de mangas de treinos livres, e uma de treinos cronometrados.
– Caso a classe tenha menos de 15 veículos, apenas será disputada uma manga de apuramento e a manga final. - Os lugares da grelha de partida serão obtidos pela classificação dos treinos cronometrados. Sendo que o melhor tempo obtido partirá na “pôle position” e os restantes ordenados sequencialmente. As situações de «ex-aequo» serão resolvidas através da 2ª melhor volta de cada participante e assim sucessivamente até estar resolvido o empate.
- A falta de comparência nos treinos cronometrados, o posicionamento na grelha de partida será por ordem de inscrição.
Caso algum piloto faça assistência a um Karts dentro de pista pode ser sujeito a uma penalização atribuída pelo diretor de prova.
Todas as penalizações serão efetuadas após terminar a manga de corrida.